Porto de Vitória participa de ação nacional contra o mosquito

Porto realiza ação de combate a Dengue.

A Companhia Docas do Espírito Santo (CODESA) disse presente à campanha do governo federal, que realizou na manhã desta sexta-feira (11), o Dia Nacional de Combate ao Aedes aegyti, em todas as repartições públicas federais do país. As ações do Porto de Vitória foram concentradas nos cais Comercial de Vitória e de Capuaba, em Vila Velha.

Nos dois terminais, além de recolhimento de lixo e entulho e capina, houve distribuição de folhetos aos portuários, trabalhadores terceirizados e visitantes. Os trabalhos foram uma ação conjunta das coordenações de Saúde e Segurança do Trabalho (Codsat) e de Suprimentos e Serviços (Coserv) e prefeitura de Vila Velha.

Capuaba

As equipes se dividiram entre a retroárea, o armazém e o terreno chamado ‘fazendinha’, fazendo uma limpeza geral: recolhendo o lixo espalhado pelo vento, varrendo os pontos com água acumulada e pulverizando os locais considerados mais críticos e propícios ao surgimento de focos do mosquito.

A operação foi acompanhada pelos técnicos da Secretaria de Saúde de Vila Velha (Semsa). Para o supervisor municipal de controle da dengue, Vitor Luiz de Lima Wyatt, “o trabalho realizado é importante e necessário. Os ovos do mosquito levam até 400 dias para eclodir, dando surgimento à larva e, na sequência começa o estagio mais crítico, o da pupa, onde fica mais difícil acabar com o mosquito”, disse.

Vitória

No cais de Vitória foi feita pulverização e aplicação dos larvicidas nos armazéns dois, três, quatro e cinco. A operação foi acompanhada pela bióloga da Kafka, responsável pela pulverização do larvicida, Maryana Baioco.

Agente de combate a dengue.
Agente de combate a dengue. (Foto: Michael Bolzan)

Toda ação foi acompanhada pelo coordenador da Codsat, Lucimar Camata. Para ele “o resultado dos trabalhos foi positivo. A Companhia contou com a colaboração dos próprios funcionários, da prefeitura e da empresa contratada. Todos tiveram um papel importante e ajudaram no sucesso da ação”.


Texto e fotos: Michael Bolzan (Estagiário)
Assessoria de Comunicação da CODESA

Share this content:

About The Author