Porto de Vitória participa de ação nacional contra o mosquito
Porto realiza ação de combate a Dengue.
A Companhia Docas do Espírito Santo (CODESA) disse presente à campanha do governo federal, que realizou na manhã desta sexta-feira (11), o Dia Nacional de Combate ao Aedes aegyti, em todas as repartições públicas federais do país. As ações do Porto de Vitória foram concentradas nos cais Comercial de Vitória e de Capuaba, em Vila Velha.
Nos dois terminais, além de recolhimento de lixo e entulho e capina, houve distribuição de folhetos aos portuários, trabalhadores terceirizados e visitantes. Os trabalhos foram uma ação conjunta das coordenações de Saúde e Segurança do Trabalho (Codsat) e de Suprimentos e Serviços (Coserv) e prefeitura de Vila Velha.
Capuaba
As equipes se dividiram entre a retroárea, o armazém e o terreno chamado ‘fazendinha’, fazendo uma limpeza geral: recolhendo o lixo espalhado pelo vento, varrendo os pontos com água acumulada e pulverizando os locais considerados mais críticos e propícios ao surgimento de focos do mosquito.
A operação foi acompanhada pelos técnicos da Secretaria de Saúde de Vila Velha (Semsa). Para o supervisor municipal de controle da dengue, Vitor Luiz de Lima Wyatt, “o trabalho realizado é importante e necessário. Os ovos do mosquito levam até 400 dias para eclodir, dando surgimento à larva e, na sequência começa o estagio mais crítico, o da pupa, onde fica mais difícil acabar com o mosquito”, disse.
Vitória
No cais de Vitória foi feita pulverização e aplicação dos larvicidas nos armazéns dois, três, quatro e cinco. A operação foi acompanhada pela bióloga da Kafka, responsável pela pulverização do larvicida, Maryana Baioco.
Toda ação foi acompanhada pelo coordenador da Codsat, Lucimar Camata. Para ele “o resultado dos trabalhos foi positivo. A Companhia contou com a colaboração dos próprios funcionários, da prefeitura e da empresa contratada. Todos tiveram um papel importante e ajudaram no sucesso da ação”.
Texto e fotos: Michael Bolzan (Estagiário)
Assessoria de Comunicação da CODESA
Share this content: