Morre Max Von Sydow, astro de O Exorcista, O Sétimo Selo e Flash Gordon, aos 90 anos
Carreira do astro franco-sueco é de embaralhar o cérebro. Foram mais 100 longas trabalhados.
O ator franco-sueco Max Von Sydow morreu aos 90 anos, no último domingo (8), seu falecimento foi confirmado pela família nesta segunda-feira (9), a causa da morte ainda não foi revelada. Sydow tem uma lista de trabalhos a se perder de vista, foram mais de 100 longas realizados durante toda a carreira. O ator deixou sua marca no mundo da sétima arte com as interpretações do Padre Merrin em O Exorcista (1973); Atonius Block – Cavaleiro em O Sétimo Selo (1957); Imperador Ming em Flash Gordon (1980) e recentemente viveu o Lor San Tekka em Star Wars – O Despertar da Força (2015), além de interpretar o Corvo de Três Olhos na série Game of Thrones.
O longa “A maior história de todos os tempos”, segundo o próprio ator, foi um dos trabalhos mais difícil e que lançou Max Von Sydow para o cinema Hollywoodiano, ele interpretou Jesus de Nazaré. “Foi a parte mais difícil que já tive na minha vida”, disse ele, e não foi por ter sido seu primeiro papel em inglês.
“Eu não podia fumar ou beber em público. A parte mais difícil de interpretar a Cristo era que eu tinha que manter a imagem o tempo todo. Assim que as filmagens terminaram, voltei para casa na Suécia e tentei me encontrar de novo. Levou seis meses para voltar ao normal”.
Apesar da fabulosa carreira nas telonas, Von Sydow teve apenas duas indicações ao Oscars Academy Awards, pelos papeis de Pelle em O Conquistador (1987) e por sua atuação como avô de Oskar em Tão Forte e Tão Perto.
Amigos fazem homenagens nas redes sociais
Amigos na indústria cinematográfica, incluindo Edgar Wright, escritor e diretor de filmes como “Baby Driver” e “Shaun of the Dead”, manifestaram suas homenagens ao ator.
“Max Von Sydow, uma presença tão icônica no cinema há sete décadas, parecia que ele sempre estaria conosco”, escreveu Wright no Twitter.
“Ele mudou a cara do cinema internacional com Bergman, interpretou Cristo, lutou contra o diabo, apertou o botão HOT HAIL e foi indicado ao Oscars por uma performance silenciosa. Um deus”.
Max Von Sydow, such an iconic presence in cinema for seven decades, it seemed like he’d always be with us. He changed the face of international film with Bergman, played Christ, fought the devil, pressed the HOT HAIL button & was Oscar nominated for a silent performance. A god. pic.twitter.com/klhJ9RusdQ
— edgarwright (@edgarwright) March 9, 2020
https://platform.twitter.com/widgets.js
O produtor Jonathan Sothcott também escreveu em seu Twitter.
“RIP #MaxvonSydow é um ator brilhante e brilhante e uma verdadeira lenda de Hollywood”, escreveu ele.
Biografia do ator
Max Von Sydow nasceu em 10 de abril de 1929 em Lund, Suécia. Seu pai era professor de folclore comparativo na universidade local e sua mãe era professora. Ele começou a atuar em peças da escola.
Depois de dois anos no exército sueco, von Sydow se matriculou na escola de teatro do Teatro Dramático Real de Estocolmo; durante seus três anos lá, ele ajudou a formar um grupo de teatro, que também incluía a atriz Ingrid Thulin. Quando se formou em 1951, ele já havia se apresentado em dois filmes dirigidos por Alf Sjoberg, Only a Mother (1949) e Miss Julie (1951).
Share this content:
Publicar comentário