Brasileiros ganham isenção de visto para turismo no Japão
Medida entrou em vigor neste sábado (30), e será válida por até 90 dias de viagem ao Japão.
A partir deste sábado (30), brasileiros oktaus e geeks terão isenção de visto para viagens a turismo ao Japão. A medida é válida por até 90 dias de viagem e se aplica para todos os passaportes brasileiros válidos com chip, emitidos desde 2011. Os turistas que, por alguma razão, não têm passaportes com chip deverão obter o visto antecipadamente para entrar no Japão.
A isenção do visto para turistas é fruto do acordo feito, em agosto entre o Brasil e o Japão, com base no princípio de reciprocidade. Agora, com a medida, em 11 de setembro, será mais fácil a interatividade e intercâmbio entre os dois países no ano em que se comemoram os 115 anos da imigração japonesa no Brasil.
Também se tornará mais fácil para os admiradores da cultura otaku, geek e até cosplayers participarem de concursos grandes como o Yamato Cosplay Cup (YCC), que oferece ao vencedor viagens para o Japão, além também de uma possível crescente busca pelos mangás e bandas japonesas. E porque não, disseminação da cultura geek brasileira no arquipélago nipônico, como as HQ’s e produções da Turma da Mônica que já fazem muito sucesso no Japão.
O acordo também permite aos turistas japoneses visitar o Brasil sem a obrigatoriedade da emissão de visto. — “Quem sabe talvez veremos o resultado já na CCXP23 ?”
“Recebemos a notícia com muita alegria e satisfação. A isenção de visto entre Brasil e Japão sem dúvidas facilita a vida dos turistas japoneses que vêm nos visitar”, comemorou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
Freixo destacou as ações da agência para estimular o fluxo de turistas japoneses para o Brasil.
“A Embratur foi ao Japão em setembro participar de um grande evento com os profissionais de turismo de aventura. Nós também já nos reunimos com o embaixador japonês no Brasil, e estamos trabalhando juntos em ações de promoção dos nossos destinos lá e cá”, detalhou Freixo.
O embaixador japonês Hayashi Teiji falou da importância dessa medida que foi selada em maio deste ano, durante a cúpula do G7, em Hiroshima.
“Acredito que há ainda um grande potencial de intercâmbio entre os dois países no campo do turismo. Gostaria de aproveitar a oportunidade de isenção de visto, que foi concedida pela ocasião de 115 anos de aniversário da imigração japonesa no Brasil”, afirmou Hayashi Teiji.
A medida é válida, a princípio, até 30 de setembro de 2026.
Share this content:
1 comentário